Publicidade X Propaganda, qual a diferença?
Muitos leigos, estudantes e até mesmo profissionais que atuam na área, ainda tem dúvidas em relação à diferença entre a Publicidade e a Propaganda, mas afinal qual é a diferença? Obviamente, é perdoável que pessoas leigas não saibam a diferença, mas para quem é da área, é preciso saber bem como defini-las, pois o bom profissional se faz pelo seu conhecimento prático e sua base teórica. Publicidade e Propaganda não são sinônimos, elas devem ser analisadas sob os aspectos da etimologia, do conteúdo e de forma.
Publicidade
A palavra Publicidade, do latin “publicus”, é a maneira de tornar pública alguma coisa. Publicidade é o esforço de comunicação que busca influenciar certos hábitos, entretanto, sem o aparecimento do anunciante. Geralmente, é o que se costuma conhecer por propaganda comercial. De qualquer forma, a publicidade é uma área bem mais ampla e envolve a propaganda.
Divulgação de produtos, serviços, e ideias junto ao público, tendo em vista induzi-lo a uma atitude dinâmica favorável. Nesse sentido geral, a publicidade é parte da técnica de comunicação. Em sentido estrito, tem um caráter comercial e, então, é parte de um todo que se chama ‘mercadologia’ ou conjunto de meios adotados para levar o produto ou serviço ao consumidor.
Publicidade é um termo que pode englobar diversas áreas de conhecimento que envolvam esta difusão comercial de produtos, em especial atividades como o planejamento, criação, produção e veiculação de peças publicitárias.
Hoje, todas as atividades humanas se beneficiam com o uso da publicidade: Profissionais liberais, como médicos, engenheiros, divulgam por meio dela, os seus serviços; os artistas anunciam suas exposições, seus discos, seus livros, CDs e etc., a própria ciência vem utilizando os recursos da publicidade, promovendo suas descobertas e seus congressos por meio de cartazes, revistas, jornais, filmes, Internet e outros.
Propaganda
É o ato ou efeito de propagar, visa publicar e disseminar uma ideia. A palavra propaganda vem do verbete latino “propagare”, ou seja, propagar. A propaganda é um instrumento de persuasão de idéias, de uma doutrina ou ideologia (podendo ser aplicada para religiões, política etc.) e ainda para bens e serviços. A propaganda visa difundir informações (geralmente pagas), o objetivo é induzir a atitudes de aquisição do que se anuncia, é um direcionamento do comportamento humano para um sentido, configurando-se assim na comunicação de massa propriamente dita.
Exemplo clássico, propagandas do ministério da saúde:
Como existem diferentes definições e interpretações, ao longo do tempo, estes conceitos também adquirem novas formas de leitura. A propaganda hoje se faz presente em vários aspectos da vida moderna, desta maneira, segmenta-se segundo sua natureza, como: ideológica, política, eleitoral, governamental, institucional, corporativa, legal, religiosa e social.
A publicidade, porém, conota a promoção de serviços e produtos, incentivando o consumo, classificando-se conforme seja, em: publicidade de produto, de serviços, de varejo, comparativa, cooperativa, industrial e de promoção.
Entretanto, para o anunciante, o que vale no final das contas, é a publicidade e a propaganda que geram resultados.
Você quer saber saber como anunciar seu produto ou sua empresa de uma forma eficiente, e que te traga os melhores resultados? A Balaiu’s Comunicação pode te ajudar, fale conosco.
Fontes: portalodia, agorapublicidade,wikipedia