O mistério das marcas
O mistério das marcas
APPLE

A maçã lembra Isaac Newton; a mordida, o senso de descoberta.
DOVE

Era marca exclusiva dos militares. Daí a pomba (em inglês, dove) da paz.
QUAKER

O quaker (grupo cristão) do desenho é William Penn, fundador da Pensilvânia.
ABRIL

Abril é primavera na Itália, país da família do fundador, daí o nome e a árvore verde.
GUARANÁ

Literal, mostra o fruto que é a base do refrigerante.
PLAYBOY

Para seu criador, Hugh Hefner, o coelho traz óbvias conotações sexuais.
PÃO DE AÇÚCAR

São o Pão-de-Açúcar e o morro da Urca nostálgicos (sem bondinho).
TIGRE

É a pegada do tigre, presente em todos os produtos da marca.
TIMBERLAND

Lembra a marca (terra da lenha, em inglês) e os calçados para aventura.
MICHELIN

O simpático bonequinho é formado de pneus, produto da empresa.LINUX

O criador do software achou uma foto de pinguim na rede e adotou o símbolo.
FERRARI

O cavalo originalmente era o símbolo de um piloto italiano herói de guerra.
LACOSTE

Crocodilo era o apelido do aguerrido tenista René Lacoste, criador da marca.
PERDIGÃO

A empresa nasceu na Vila das Perdizes (outro nome pra per digão), hoje Videira (SC).
HERING

Os peixes são arenques – em alemão, hering, sobrenome dos fundadores.
DURATEX

O rinoceronte estilizado simboliza a durabilidade dos produtos.
NESTLÉ

RED BULL

BACARDI

CAVALERA

A fênix de duas cabeças representa a capacidade de renovação a cada coleção.
BMW

A sigla significa fábrica de motores da Bavária, cuja bandeira está no círculo.
BIC

O Bic Boy foi criado em 1961 para popularizar canetas entre crianças.
OLYMPIKUS

Simples e direto: uma conexão com os anéis dos Jogos Olímpicos.
PEUGEOT

O leão em pé é o símbolo do Franco-Condado, região de origem da montadora.
MSN

A borboleta captura a imaginação e a liberdade de conversar no MSN.
KIBON

A imagem busca harmonizar a forma de coração com a consistência de um sorvete.
GOODYEAR

A borracha vulcanizada vem de Vulcano, mas o pé é de outro deus, Mercúrio.
JAVA

Parece erro de programação, mas java é uma gíria americana para café.
AGIP

As 6 patas do cão somam 4 rodas do carro e 2 patas do motorista. Sério.
FABER-CASTELL

Os cavaleiros representam força, precisão e tradição.
BOZZANO

É um B, mas também representa movimento de passar creme na bochecha.
TEXACO

A estrela e o T simbolizam o Texas, o estado da estrela solitária.
MOTOROLA

O M mirando para cima é um símbolo da permanente busca da liderança.
CHANEL

A corrente é feita com as iniciais da fundadora, Coco Chanel.
VOLKSWAGEN

Para quem nunca reparou: há um V (volks) sobre o W (wagen).
LG

O L e o G do rosto sorridente buscam conectar humanidade e tecnologia.
TOYOTA

É um T estilizado e também um globo representando o potencial de expansão.
ZOOMP

Repare que tem um Z no meio do raio, símbolo de energia criativa.
BANCO DO BRASIL

A forma parece abstrata, mas são dois bês entrelaçados.
ELECTROLUX

O biquíni fio-dental é na verdade um E, bem achatado, sobre o sol.
SHELL

A concha da petrolífera vem do pai do fundador, que tinha uma coleção delas.
GLOBO

É um globo com uma tela (desde 2008, widescreen) transmitindo… um globo!
VARIG

A rosa-dos-ventos lembra o tempo em que seus aviões percorriam o mundo inteiro.
MERCEDES-BENZ

A estrela tem 3 pontas pela ambição do fundador de dominar terra, mar e ar.
ABN AMRO / BANCO REAL

O escudo simboliza tradição, o verde, estabilidade e o amarelo, otimismo.
CREDICARD

Entre as elipses, um cartão de crédito que expande horizontes.
VALE

É um V, é um vale, são as cores do Brasil e ainda um morro com extração mineral.
MARLBORO?

O abstrato M vermelho é herança de quando o filtro era dessa cor.
UNIBANCO

Os elos simbolizam a união de instituições que gerou o Unibanco. Antes do Itaú, claro.
BRADESCO

ada elemento tem uma explicação, mas, em resumo, é uma árvore.
MITSUBISHI

Em japonês, significa literalmente 3 losangos, representados na marca.
HSBC

Os triângulos brancos são um H e os vermelhos simbolizam expansão.
MONTBLANC

Homenagem ao ponto culminante da França, visto de cima, coberto de neve.
STARBUCKS

A rede de cafés nasceu no porto, daí a sereia que segura dois rabos.
YAMAHA

São 3 diapasões (instru mentos de afinação), pela origem musical da marca.
HYUNDAI

O H mostra (ou deveria mostrar) duas pessoas trocando um aperto de mãos.
CARREFOUR

Tem quem nunca tenha enxergado o C subliminar entre as cores da França.
CHEVROLET

Nem cruz nem gravatinha: o designer copiou um padrão de papel de parede.
ADIDAS

A florzinha é na verdade um mapa-múndi dividido em 3.
SANTANDER

A chama representa força, estabilidade e liderança.
AUDI

Os 4 círculos representam a união de 4 empresas que formaram a montadora.
NIKE

Não são as asas da vitória, mas um símbolo abstrato, escolhido em concurso.
ATARI

O fundador americano curtia tanto o Japão que se inspirou no monte Fuji.
UMBRO

Cada losango representa um dos fundadores, Harold e Wallace Humphrey.
RENAULT

Desde 1972 o diamante provoca ilusão de ótica, pois a caixa não se fecha.
PARMALAT

A mistura de flor e sol representa o frescor natural dos laticínios.
TERRA

As elipses formam uma janela que transporta o internauta para outros mundos.
UOL

É o Universo e, dentro dele várias órbitas de corpos celestes que se cruzam.
SONY ERICSON

Com muita boa vontade, você vê na bolinha um S e um E minúsculo.